Interlab - Distribuidora de Produtos Científicos LTDA

Notícias

Urso e chimpanzé confiscados pelo Ibama já estão no Santuário do GAP

Data: 09/03/2011

No dia 02 de março passado, através da denúncia de uma jovem vizinha do local onde o Circo "Billy Baroon " estava instalado, na cidade de Dores de Campos, em Minas Gerais, o Ibama vistoriou as instalações e confiscou um urso negro norte-americano e um chimpanzé.

O resgate que iniciamos a pedido do Ibama foi complicado, já que era véspera do Carnaval, a chuva não dava trégua, o primeiro caminhão que enviamos quebrou na estrada e tivemos que enviar um segundo caminhão para resgatar os animais.

Após mais de 48 horas nas estradas, no sábado, 05 de março, às 8 da noite, a equipe de resgate do Santuário, chegou no segundo caminhão à Sorocaba.

Tivemos que reter parte dos operários que trabalham nas construções do Santuário, fora do horário de expediente, para poder ajudar a descarregar as caixas de transporte e acondicionar tanto o urso como o chimpanzé em seus respectivos recintos. A operação terminou às 10 da noite.

O urso de nome Jake tem aproximadamente 400 kg, não tem garras e só alguns dentes. Deve ter idade aproximada de 15 a 17 anos. O chimpanzé de nome Bob ficou aproximadamente 10 anos no Circo, sendo adquirido dos Circos de Beto Carrero, segundo informações coletadas. O chimpanzé não tem dentes, os quais foram retirados cirurgicamente e deve ter entre 18 a 20 anos de idade. Ambos tinham pesadas correntes no pescoço. Essas correntes foram retiradas por nós no dia seguinte, no Santuário. Bob já fez amizade pelas grades com Jeber e Tyson, que assim como ele, não têm dentes.

Na hora da entrega de ambos animais, o Circo colaborou para colocá-los nas caixas de transporte e isso evitou ter que sedá-los, o que facilitou muito o trabalho da equipe de resgate do Santuário e do pessoal da fiscalização do Ibama, comandada por José de Souza, que durante quatro dias ficou de prontidão no local da apreensão.

Dr. Pedro A. Ynterian
Presidente, Projeto GAP Internacional

Foto: Jake e Bob (Projeto GAP)

Urso e chimpanzé confiscados pelo Ibama já estão no Santuário do GAP

Fonte: Site do Projeto Gap

Voltar para listagem de notícias